A cirurgia robótica, também chamada de cirurgia assistida por robô, permite que os médicos realizem vários tipos de procedimentos complexos com mais precisão, flexibilidade e controle do que é possível com as técnicas convencionais. A cirurgia robótica geralmente está associada à cirurgia minimamente invasiva – procedimentos realizados por meio de pequenas incisões. Às vezes também é usado em certos procedimentos cirúrgicos abertos tradicionais.
O sistema cirúrgico robótico mais utilizado inclui um braço de câmera e braços mecânicos com instrumentos cirúrgicos acoplados a eles. O cirurgião controla os braços enquanto está sentado em um console (plataforma) de computador próximo à mesa de operação. O console oferece ao cirurgião uma visão 3D ampliada e de alta definição do local cirúrgico. O cirurgião se comunica com e lidera os outros membros da equipe, que auxiliam durante a cirurgia.
Técnica avançada minimamente invasiva
Os cirurgiões usam o sistema robótico para operar os pacientes porque, para muitos procedimentos, o robô permite aumentar a precisão, a flexibilidade e o controle durante a cirurgia, além de possibilitar que a visão do local a ser operado seja melhor visto, em comparação com as técnicas tradicionais.
Usando a cirurgia robótica, os cirurgiões podem realizar procedimentos delicados e complexos, que podem ser difíceis ou até impossíveis com outros métodos.
Os benefícios da cirurgia minimamente invasiva incluem:
- Menos complicações, como infecção do sítio cirúrgico;
- Menos dor e perda de sangue;
- Menor tempo de internação e recuperação mais rápida;
- Cicatrizes menores e menos visíveis.
A cirurgia robótica é ideal para você?
A cirurgia robótica não é uma opção para todos. Converse com seu médico sobre os benefícios e riscos da cirurgia robótica e como ela se compara a outras técnicas, como a cirurgia laparoscópica e a cirurgia aberta convencional.
Este conteúdo tem fins meramente informativos e não substitui a consulta médica.